Fazer a gestão de estabelecimentos alimentícios não é uma tarefa fácil. São dezenas de elementos
a considerar, como o marketing, o gerenciamento de equipe, a contabilidade, a
compra de insumos e muito mais. Um ponto que não pode ficar para trás, no
entanto, é a acessibilidade em restaurantes.
Isso é extremamente importante para garantir que as pessoas com deficiência possam usufruir dos benefícios que o restaurante tem a oferecer, incluindo seus pratos
e o conforto de ter um evento fora de casa, com uma refeição gostosa a disposição.
Dito isso, não são todos os restaurantes que focam na acessibilidade. Muitos pensam que, por operar como dark kitchens e só trabalhar com aplicativos como o Rappi, não precisam se preocupar com isso.
No entanto, isso é falso. A acessibilidade em restaurantes deve ser uma preocupação constante de todo gestor. Quer saber por quê? Então siga a leitura!
Qual a importância da
acessibilidade em restaurantes?
acessibilidade em restaurantes?
Para muitos gestores, a acessibilidade em restaurantes é um “gasto desnecessário”. No entanto, isso não é verdade. Para estabelecimentos que recebem pessoas em seu espaço, a acessibilidade é uma questão de direito social.
Afinal, todas as pessoas têm o mesmo direito de usufruir dos serviços e produtos no
mercado e, portanto, de usufruir a experiência de um comer em um restaurante.
Se o espaço não está disponível para uma pessoa, há uma falha na nossa sociedade que nega espaços para as pessoas com deficiência.
É por isso que a Lei 13.146/15 determina que as pessoas com deficiência têm direito a igualdade de oportunidades e obriga as empresas a se adaptarem para elas. Se você trabalha com espaços destinados ao público (como é o caso de restaurantes) precisa ter um ambiente acessível para as mais diversas categorias de deficiência física.
Com isso, a mobilidade interna do espaço deve ser adaptada para torná-lo mais
inclusivo. Aliás, isso não deve ser focado apenas nos consumidores, mas também
na sua equipe de funcionários.
Contratar pessoas com deficiência é essencial
para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, além de garantir maior diversidade e humanidade para o seu ambiente de trabalho.
O que ter em mente
para melhorar a acessibilidade do seu restaurante?
para melhorar a acessibilidade do seu restaurante?
Se você quer se adequar às exigências da lei em relação ao assunto, deve
acompanhar o que a NBR 9050 diz. Trata-se da principal norma reguladora em
relação às condições de acessibilidade em todos os tipos de ambientes e
edificações, incluindo equipamentos de uso, mobiliários e muito mais.
Se o seu restaurante seguir o que a NBR 9050 diz, então ele estará adequado
perante a lei e evitará punições. Por falar nisso, vale lembrar que dentre as
punições por não ter um restaurante acessível estão diversos níveis de multas
além do risco do lugar ser fechado permanentemente.
No entanto, pensar em acessibilidade para restaurantes apenas para poder evitar
pagar multas ou seguir a lei é um desperdício. Essa é uma ótima oportunidade de
ver o mundo com novos olhos e experienciá-lo de uma nova forma, com foco em um
tipo de vivência que não é a sua. Por isso, é uma ótima maneira de garantir mais
humanidade e acolhimento ao seu negócio.
Na prática, um restaurante mais acessível deverá contar com os seguintes itens:
- ●
rampas para facilitar o acesso de
cadeirantes; - ●
barras de segurança no espaço para quem
tem dificuldade de locomoção e estabilidade; - ●
balcões de autosserviço mais baixos para
atender todas as pessoas; - ●
cardápio em braile; - ●
pelo menos 5% das mesas do local
acessíveis a pessoas com cadeira de rodas; - ●
espaço adequado para as rotações da
cadeira e manobras de deslocamento; - ●
entrada de cães-guias; - ●
banheiros especiais; - ●
pelo menos 1 vaga ou, no mínimo, 2% do
total de vagas do estacionamento para pessoas com deficiência.
Vale mencionar que isso é o mínimo e, portanto, não há nada que impeça que você
torne o seu restaurante mais acessível do que essas exigências.
Não há limite para transformar o seu restaurante em um lugar acessível para as
pessoas que não têm facilidades para encontrar espaços feitos para elas na
nossa sociedade.
É claro que, caso o argumento humanitário não funcione, há sempre a argumentação
mais calculista em relação ao assunto.
Em primeiro lugar, o não-cumprimento da lei resulta em punições ao seu
restaurante. O caso mais leve é de multas, mas a situação pode sim levar a
empresa a fechar as portas.
Em segundo lugar, um restaurante mais acessível é também um lugar com clientela
maior. Afinal, se as pessoas com algum tipo de dificuldade de acessibilidade
encontrarem no seu restaurante um espaço seguro, elas poderão frequentá-lo com
mais frequência.
Considerando que a sociedade moderna caminha para um cenário em que a maior parte das vendas
dos supermercados serão por aplicativos, os espaços físicos estarão reservados
para experiências mais marcantes e intimistas.
Por isso, a acessibilidade em restaurantes terá papel vital na reformulação da
posição dos restaurantes na sociedade.
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